sábado, 30 de janeiro de 2010

Quais são os frutos da COP15?


Países têm até amanha para apresentar um plano de redução na emissão de CO2.

A tão badalada reunião dos principais países do mundo em Copenhague em Novembro passado, em prol do combate do aquecimento global, terá sua provação amanha. Esse é o prazo determinado para que os países participantes apresentassem um relatório indicando a percentagem de cortes na emissão de gases na atmosfera até 2020.

A COP15 que reuniu os principais líderes de estado do planeta, teve um resultado muito abaixo do esperado. A princípio os especialista previam um acordo que resultasse na queda de 40% das emissões de gases, principalmente o gás carbônico, mas o final as 17% acordados foram de certa forma decepcionantes.

A China foi a nação que bateu de frente com os países desenvolvidos, pois não era a favor de um corte igualitário entre os países, já que durante anos as grandes potências sozinhas poluíram o planeta. Neste momento em que os países emergentes incomodam os países ricos, um corte brusco na emissão dos gases resultaria na quebra do crescimento contínuo desses países (Brasil, China e Índia principalmente).

O presidente Barack Obama, declarado como o "salvador" do planeta, simplesmente se omitiu nesse momento em que o mundo esperava dele uma solução, principalmente para justificar o contestado prêmio Nobel da Paz ganho por ele em Outubro. Isso prova que todo presidente americano seguem rigorosamente a mesma cartilha.

Os cientistas afirmam que esse corte proposto não será suficiente para impedir que a temperatura da Terra se eleve em apenas 2ºC neste século. A projeção passa a ser de 3,5ºC, o que parece pouco, mas será suficiente para elevar o nível dos oceanos em alguns centímetro, provocando enchentes em regiões litorâneas.

Enfim, os interesses políticos ainda estão muito além da preocupação com o planeta, e isso implica na sobrevivência da espécie humana e um futuro não muito distante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .