sábado, 17 de abril de 2010

Vacine-se!


Começou no mês de março uma intensa campanha de imunização contra um vírus perigoso que vitimou muitas pessoas no ano passado, o H1N1.

A conhecida gripe suína teve origem detectada em 1930 afetando criações de suínos, porém era inofensiva ao homem. No ano passado, um vírus mutante que teria características da gripe suína, aviária e humana, foi capaz de causar doenças no homem, provocando mortes e gerando pânico na população mundial. Estabeleceu-se uma pandemia.

A população foi pega de surpresa por esse vírus que, somente no Brasil contaminou mais de 9.000 pessoas, levando à morte 900, dentre essas, idosos, gestantes e crianças foram os casos mais críticos.

Desde então, os cientistas trabalharam na produção de uma vacina eficiente contra a gripe A. O processo consiste em isolar os vírus causadores da enfermidade e inativá-los, evitando assim que causem a doença, porém a presença do vírus no corpo é suficiente para ativar o alerta das células de defesa (glóbulos brancos) que produzem anticorpos, num processo chamado imunização.

Se uma pessoa imunizada vier a se contaminar com a gripe A, as células de defesa rapidamente produzem anticorpos que neutralizam o vírus, impedindo o desenvolvimento da doença.

A vacinação será feita a princípio nas faixas etárias mais atingidas no ano passado, pois ainda não existe vacina suficiente para imunizar todos os brasileiros. Profissionais de saúde e grupos indígenas, gestantes, os doentes crônicos, crianças entre seis meses e dois anos, jovens com idade entre 20 e 29 anos e a população de 30 a 39 anos são os alvos da vacinação. Os adolescentes não serão vacinados nesta primeira etapa e por isso devem ficar atentos as formas de prevenção da doença:

Evitar aglomerações, principalmente em lugares fechados;

Ao espirrar, cobrir a boca com as mãos ou um lenço;

Lavar constantemente as mãos, pois o vírus pode sobreviver em lugares como a maçaneta de uma porta;

Comer carne de porco cozida não passa a doença, pois, o vírus é destruído à 70°C;

Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito e diarréia também podem acontecer; assim como, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular.

Não marque bobeira com a gripe suína, vacine-se, não seja mais um número nas estatísticas!

2 comentários:

  1. Eai professor
    Não sei se essa vacina é segura, assim como não tenho certeza sobre essa gripe, que diminui tão rápido quanto aumentou.
    Qual a opinião do senhor?

    ResponderExcluir
  2. Bom, na verdade essa gripe provocou muito alarde na população no ano passado, principalmente por causa da imprenssa. As mortes foram causadas principalmente pelo estado de saúde dos afetados, a maioria com problemas cardiovasculares, imunosuprimidos, grávidas e crianças.
    Como diria o velho ditado, é melhor previnir do que remediar, portanto, esse quase um ano pós pandemia de gripe, teria sido suficiente para as autoridades sanitárias desenvolverem uma vacina eficiente para o caso.
    Se a vacina é segura ou não, nós veremos com o tempo, mas por enquanto, acoselhor quem está na faixa de risco, vacine-se.
    Eu já me vacinei, e vc?

    Abraço

    ResponderExcluir

BIOCISTRON .