domingo, 1 de agosto de 2010

Já acabou o Domingo?


Estava realizando minhas atividades dominicais, como a elaboração de um simulado, quando me deparei com a seguinte reportagem em um site: "Dá para escapar da síndrome do fim de Domingo?". Isso mesmo, descobri porque todo o final de Domingo dá vontade de sumir, ou simplesmente aquela angústia que você não sabe explicar.

Me lembro que desde a adolescência já me perguntava o porque daquela sensação de mal estar após o termino do Domingão do Faustão - não porque gostava demais daquele programa - mas sim porque já estava sofrendo desta enfermidade. Segundo a explicação da reportagem, o ser humano é desde cedo influenciado ou ensinado a sempre pensar no futuro imediato, ou seja, no dia de amanhã. Somos condicionados a dormir cedo, pois amanha é dia de escola - tarefas, provas ou o fato de voltarmos a ter responsabilidade nos cria essa expectativa negativa.

O ser humano necessita de rotina e horários para organizar sua vida, e é por isso que nosso dia de folga se torna tão prazeroso, pois contamos os dias para chegar, e não vemos as horas com que eles se vão. O sábado é o verdadeiro dia da folga, pois sabemos que amanha é domingo e hoje tudo é possível. O domingo é bom - tem corrida, tem almoço com a família, tem futebol à tardezinha. Depois disso nossa cabeça se volta para as obrigações de segunda, e as crianças pensam na lição a entregar, os adolescentes pensam nas provas para a qual não estudaram ainda, o trabalhado pensa no seu chefe mau humorado, enfim cada um com sua rotina.

Mas imagine um domingo sem segunda? Se fosse assim, você estaria de férias. As férias são imunes à síndrome do Domingo, mas também o Sábado perde a graça, porque você não passa a semana esperando ele chegar.

Não deixe que a música inicial do Fantástico lhe traga maus pensamentos, encare isso como um sentimento necessário. Realizando todas suas tarefas com antecedência, não deixando tudo para a ultima hora, tenha certeza que o final de Domingo pode ser muito mais prazeroso do que você imagina.

E viva a Segunda-feira!

Um comentário:

  1. e aí prô?

    adorei o post vo tentar relaxar no proximo domingo!
    matheus/9 ano avant

    ResponderExcluir

BIOCISTRON .