sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Os centríolos são organelas que não possuem DNA!

Conversei com alguns alunos que me relataram já terem ouvido que os centríolos possuiam DNA.

Eu sempre tive convicção de que isso não era correto, pois apesar de possuirem a capacidade de duplicação, os centríolos são conjuntos de microtúbulos e por isso, por polimerização eles podem se duplicar, não necessariamente pela influência do DNA.

Para elucidar qualquer dúvida, vai abaixo uma resposta de um recurso indeferido do vestibular da UFPel em 2006, onde é esclarecido essa dúvida.

RESPOSTA ACERCA DA QUESTÃO 19 DA PROVA DE BIOLOGIA

A partir do questionamento ao que está escrito na última frase da afirmativa III da questão: “[...]... Os cloroplastos e as mitocôndrias são as únicas organelas, com exceção do núcleo, que possuem DNA próprio,.[...].”, levantou-se a discussão sobre a presença de DNA nos centríolos.

Após pesquisa na literatura atual do ensino médio, constatou-se que nenhuma obra descreve tal presença.

Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica, formada por noves grupos de três microtúbulos protéicos...”. (Sônia Lopes, 2002, p. 129, Ed. Saraiva).

Um centríolo é um pequeno cilindro com parede constituída por nove conjuntos de três microtúbulos...”. (Amabis e Martho, 2001, p. 108, Ed. Moderna).

Um centríolo é formado por nove túbulos triplos, ligados entre si e dispostos de maneira a formar um cilindro. Cada túbulo do conjunto triplo nada mais é do que um microtúbulo....” (Cesar e Sezar, 2003, p. 71, Ed. Saraiva).


A literatura atual do ensino superior também vem ao encontro desses conceitos.


“Os centríolos são estruturas cilíndricas constituídas de nove tríplex de microtúbulos....” (Carvalho e Recco-Pimentel, 2001, p. 211, Ed. Manole).

Cada centríolo é constituído por um material amorfo no qual estão colocados 27 microtúbulos. Essesem 9 feixes, cada um deles com três microtúbulos paralelos....” (Junqueira e Carneiro, 2005, p. 121, Ed. Guanabara Koogan). microtúbulos dispõem-se


Com base nessas descrições, corrobora-se, de forma bastante evidente, a não existência de DNA nosque contêm apenas microtúbulos de constituição protéica (Tubulinas). centríolos,

Em face do exposto, a Banca sustenta o que está posto na afirmativa III, ou seja, que os cloroplastos e as mitocôndrias – além do núcleosão as únicas organelas que possuem DNA, posicionando-se, pois, pela nãoanulação da questão.


Bom moçada, é isso, espero que isso tenha ajudado.


Abraço


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .