quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nobel de química é concedido a pesquisadores das funções do ribossomo


Venkatraman Ramakrishnan, Thomas A. Steitz e Ada E. Yonath ganharam o Nobel de Química de 2009 por pesquisas sobre a estrutura e função do ribossomo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7) pouco depois das 6h45 (hora de Brasília).

O prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,5 milhões) será dividido igualmente pelos três cientistas. No comunicado sobre o Nobel de química deste ano, o comitê do prêmio afirma seu reconhecimento das pesquisas sobre um dos "processos centrais da vida": a tradução, realizada pelo ribossomo, da informação contida no DNA, conferindo-lhe vida. Os ribossomos produzem proteínas, que por sua vez controlam a química de todos os organismos vivos. Como os ribossomos são cruciais para a vida, também se tornaram um alvo preferencial para o desenvolvimento de novos antibióticos.

Muitos dos antibióticos usados hoje em dia curam várias doenças bloqueando as funções de ribossomos de bactérias. Sem ribossomos funcionais, a bactéria não pode sobreviver.

O trio premiado nesta quarta-feira mostrou a aparência e o funcionamento do ribossomo em nível atômico. Eles empregaram um método batizado de cristalografia de raio X para mapear a posição de cada um dos milhares de átomos. Eles geraram modelos de 3-D que mostram como diferentes antibióticos se ligam ao ribossomo, desativando bactérias, por exemplo. Ada Yonath, de 70 anos de idade, é a quarta mulher a receber o Nobel de química e a primeira desde 1964.

'Guerreiros' contra as bactérias
O ribossomo traduz o código genético para a produção de proteínas, que são os blocos que constroem todos os organismos vivos. Esta estrutura das células também é o principal alvo de novos antibióticos, que combatem variedades de bactérias que desenvolveram resistência aos antibióticos tradicionais.Os novos medicamentos funcionam bloqueando a função dos ribossomos nas células das bactérias, evitando que estas bactérias produzam novas proteínas que precisam para sobreviver.


Um comentário:

  1. Os antibióticos que atuam nos ribossomos de bactérias podem se ligar em duas regiões, a 30S e a 50S,mas algumas cepas de bactérias resistentes a esses antibióticos desenvolveram tecnicas para que os antibióticos não consigam se ligar nessas regiões e impedir a síntese de proteínas essencial para as bactérias.Esse estudo dos ribossomos é um grande avanço para a industria farmacêutica que poderá desenvolver novos farmacos que consigam destruir bactérias resistentes a antibióticos inibidores da síntese de proteínas.
    bjuss

    ResponderExcluir

BIOCISTRON .