terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Filtro solar para plantas??


Você pode achar que apenas nós humanos sofremos quando em exposição excessiva aos raios do sol, mas esta enganado, as plantas também sofrem com isso. Os raios solares (bons) fornecem energia para os vegetais realizarem a fotossíntese, mas também fornece raios ultravioletas (maus) que são capazes de destruir o DNA, causando a morte celular ou a evolução para um câncer (plantas também podem ter câncer). Muitas espécies são adaptadas a viver em lugares com alta taxa de radiação solar, com por exemplo, os trópicos, onde as plantas apresentam cutícula espessa e pelos que protegem as folhas.

A revista Superinteressante deste mês tras uma reportagem que trata deste assunto e aborda a invenção de um filtro solar para plantas, o Purshade, desenvolvido por cientistas norte-americanos, que ja foi considerado uma das maiores invenções de 2008.

Esse filtro é composto por cálcio e boro, que é pulverizado nas lavouras de maçãs, mangas, abacates, romãs, uvas, tomates, pepinos, melões, berinjelas, cerejas, figos, cebolas, alhos e batatas, que são sensiveis a altas taxa de radiação.

A ideia de criar um protetor solar para as plantas surgiu por causa do buraco na camada de ozonio que está deixando passar cada vez mais raios ultravioletas. "Considerando que as mudanças climáticas e a escassez de água, é importante combater o estresse causado pelo sol nas plantantações", diz o hidrólogo Eric Wood, da Universidade Princeton, que criou o protetor solar.

5 comentários:

  1. nossa muito interessante....

    ResponderExcluir
  2. sou produtor de melancia, gostaria de adiquirir este produto. entrar em contato pelo email hedersonigreja@globo.com

    ResponderExcluir
  3. Caro Professor Belan,
    sou Engenheiro Agrônomo da Purshade, o produto de proteção solar americano que revoluciona a agricultura mundial e tenho disponibilidade de produto para sua pesquisa e ou testes.
    ascandian@purfresh.com

    ResponderExcluir
  4. qual e a eficiência desse produto nas grandes culturas como ,milho,soja algodão

    ResponderExcluir
  5. como faco p adquirir esse produto? eduardoshoiti@gmail.com

    ResponderExcluir

BIOCISTRON .