quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Por que somos o que somos?


Hoje, dia 12 de Fevereiro de 2009, comemora-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin.
Com certeza vocês já devem ter ouvido alguma coisa a respeito deste assunto nos meios de comunicação, Internet, jornais, revistas e programas de TV; mas já se perguntaram qual o motivo de tanta comemoração pelo nascimento deste cara?
O século XIX (1801 - 1900) foi a época de três grandes pensadores que revolucionaram o pensamento humano: Sigmund Freud, o pai da psicanálise; Karl Marx, o teórico do comunismo; e Charles Darwin, o autor da teoria da evolução das espécies.
Apenas as ideias de Darwin atravessaram dois séculos de mudanças sem perderem o fôlego, com algumas discordâncias claro.

A teoria de Darwin - formulada durante uma viagem de 5 anos a bordo do navio Beagle - confrontava os ideais da Igreja Católica da época que dizia que a origem de todas as formas de vida do planeta se deu a partir da criação de um Ser superior, era a chamada teoria do Criacionismo. Por isso, com medo de represálias, Darwin demorou cerca de 21 anos para publicar sua obra - The origin of species - em 1859.

A teoria de Darwin diz que todos os serem vivos descendem e um ancestral comum e que se uma espécie for isolada em diferentes ambientes como uma ilha, a população isolada irá se adaptar àquele local, dando origem a uma nova espécie. Esta adaptação se dá por meio da Seleção Natural, que é a seleção dos indivíduos mais fortes, com o melhor material genético, com as características necessárias a viver e se reproduzir naquele ambiente. Claro que na época de Darwin ele nem sonhava o que era o tal de "material genético", por isso ele é considerado um gênio, pois concluiu tal teoria sem qualquer recurso tecnológico. Sua descoberta só é com parada com a de Nicolau Copérnico, que descobriu que a Terra girava em torno do Sol e portanto não era o centro do universo como a Igreja pregava. Ao descobrir que obedecemos às mesmas regras evolutivas dos chimpanzés, das orquídeas, até dos fungos e bactérias, tirou-nos do centro da criação.

Após 12 anos, Darwin tomou coragem e publicou um complemento à sua obra da Teoria da Evolução, com o título de "A descendência do homem", que afirmava que os seres humanos originaram-se dos macacos, sendo isto, a gota d'água para a Igreja, gerando inúmero debates entre a classe dos cientistas e dos sacerdotes.

Darwin morreu em 1882, aos 73 anos, amaldiçoado pela Igreja e aclamado pela ciência. Ainda hoje, a Teoria da Evolução é a mais aceita entre os cientistas para a explicação de como as espécies dos seres vivos são tão diferentes e adaptadas. Apesar disso, sabe-se hoje que Darwin cometeu um erro na formulação de sua teoria, a da existência da Árvore da Vida, na qual cada ramo representava uma espécie e na base desta árvore o ancestral comum de todos os seres vivos, foi derrubada em 2008, quando cientistas descobriram trechos de DNA de cobra no DNA de um boi, como revelou a reportagem especial da revista Época deste mês.

Bois são mamíferos e cobras répteis. Mamíferos e répteis, descendentes dos anfíbios separaram-se a 250 milhões de anos. Como então foi possível encontrar esses traços de DNAs em espécies tão distintas?
A única forma de isso ser possível seria por meio de um agente capaz de saltar de uma espécie para outra, invadindo o DNA do novo hospedeiro. O principal suspeito disso tudo é o Vírus, que transfere genes entre espécies de ramos distintos, interligando-os.

Portanto a Árvore da vida agora tem a forma de uma Teia, o que não desmerece a fantástica obra de Charles Darwin.

Dedico essa postagem a minha namorada Mayara Paiva, que me ajudou a escrever este texto e que em apoia sempre. Te Amo. Grande Beijo.

Um comentário:

BIOCISTRON .