sábado, 27 de junho de 2009

Porque a temperatura do nosso corpo é de 37°C?


Mamíferos e aves são endotérmicos e homeotérmicos. Não é a mesma coisa? Não! Endotérmicos são animais que possuem fonte de calor e homeotérmicos são animais que mantém a temperatura corporal constante. Veja bem, na escala evolutiva, esse fato da endotermia foi uma das principais vantagens que aves e mamíferos obtiveram em relação aos répteis, pois um organismo endotérmico está sempre pronto para uma emergência, pois a explosão muscular e a velocidade de reação é a mesma em qualquer clima. Se a gente tivesse que esperar o sol nos aquecer, todos teríamos que ficar tomando sol pela manha antes de sair de casa, como os jacarés fazem na beira do rio.

Quem regula a temperatura do corpo é uma região do encéfalo chamada de hipotálamo, que funciona como um termostato, ajustado entre 36,6 e 37°C, abaixo disso, nossos músculos começam a tremer liberando energia e calor que nos aquece; acima disso começamos a suar, o que permite diminuir nossa temperatura. Elevada temperatura corporal acima dos 42°C pode fazer as proteínas do corpo cozinhar, desnaturando-as. Já o frio extremo pode criar cristais de gelo no corpo, matando as células.

Mas o desenvolvimento evolutido da endotermia so foi possível com o surgimento do tecido adiposo, a famosa gordurinha, ou pneuzinho, que funciona como um cobertor natural que impede que o calor do corpo seja perdido facilmente para o ambiente. Ou seja, nao adiante colocarmos um cobertor para aquecer um jacaré durante a manha, pois ele nao produz calor internamente.

Confira abaixo a lista da temperatura corporal de alguns animais:
Ornntorrinco - 31°C
Cavalo - 36°C
Homem - 37°C
Macaco - 38,1°C
Vaca - 38,5°C
Ovelha - 39°C
Avestruz - 39,4°C
Galinha - 42°C

2 comentários:

BIOCISTRON .