terça-feira, 2 de março de 2010

Um animal que se alimenta de luz!


Sim senhores, ele existe. É um molusco meio estranho que vive no oceano Pacífico, próximo aos EUA. Trata-se de um híbrido entre um animal e uma planta, que portanto possui a capacidade de realizar a fotossíntese.
A lesminha é chamada de Elysia chlorotica e desenvolveu esta habilidade graças a incorporação de genes das algas ingeridas por ela. O gene é o psbO e possibilita ao molusco ser o primeiro animal a se alimentar somente de H2O e CO2 com uma ajudinha da luz.
Estima-se os bichinhos se alimentavam das algas e utilizavam os cloroplastos delas para fazer a fotossíntese.
Os pesquisadores ainda não sabem como o molusco conseguiu se transformar em planta, mas tudo indica se tratar de um caso clássico de seleção natural. Um indivíduo de uma população teria sofrido mutação, levado vantagem por conseguir se alimentar de luz e transferido a habilidade aos descendentes.
Isso, depois de melhor estudado e documentado, pode ser um marco na biologia em que conhecemos, onde animais são heterótrofos e plantas autótrofos. O homem pode querer produzir outros animais assim, inclusive a própria raça humana, pois se nós utilizassemos o sol como energia, não precisaríamos brigar por alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .