sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Planta Amazônica é testada como inseticida orgânico


A Embrapa Acre e a Universidade Federal de Viçosa (MG), estão pesquisando o uso de óleo de pimenta-de-macaco (Piper aduncum) como inseticida orgânico. A planta é uma espécie nativa, entre outras regiões, da Amazônia.

O projeto de pesquisa, que deve durar dois anos, vai ser executado primeiramente lavouras de milho. Além da função de inseticida, o óleo também está sendo testado como sinérgico, ou seja, uma substância utilizada para aumentar a potência de inseticidas comerciais, o que permite reduzir as doses de produto químico aplicadas.
http://www.globoamazonia.com/

Mais uma vez, a Amazônia demonstra que sua biodiversidade necessita ser explorada de maneira sustentável pelo ser humano. Quem enxerga a riqueza da floresta pensando apenas em madeira, na verdade não vê o espírito da natureza.

O homem pode retirar daquela selva, centenas de produtos benéficos como remédios, cosméticos e agora como vimos até inseticidas poderão ser produzidos a partir de extratos naturais. Esse é o verdadeiro valor em se preservar e aprender a conviver harmonicamente com o ecossistema.

Se derrubarmos a Amazônia, produzir-se-ão móveis belos e requintados, que serão devorados por cupins dentro de algumas décadas. Se a amazônia for preservada, poderemos usufruir da verdadeira riqueza natural durante muitos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .