terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cerveja pode ajudar a fortalecer os ossos, diz estudo


Cientistas identificam bebida como fonte importante de silício, que contribui para melhorar a densidade óssea.

O consumo moderado de alguns tipos de cerveja pode ajudar a fortalecer os ossos, segundo um estudo americano publicado pela revista especializada "Journal of the Science of Food and Agriculture".

Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, a cerveja seria uma fonte importante de silício, componente da dieta que contribui para melhorar a densidade óssea.

Apesar disso, alguns nutricionistas advertem que os possíveis benefícios da cerveja podem ser cancelados pelo consumo excessivo de álcool, já que a ingestão de mais de duas doses de álcool por dia aumenta o risco de fraturas dos ossos.

O estudo do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade da Califórnia analisou cem marcas de cervejas comerciais e verificou que elas tinham uma quantidade de silício entre 6,4 miligramas por litro e 56,5 miligramas por litro.

O resultado das pesquisas foi recebido com cautela por outros cientistas e nutricionistas.

Claire Bowring, da Sociedade Nacional de Osteoporose, da Grã-Bretanha, disse que não recomenda a ninguém aumentar o consumo de álcool com base no resultado dos estudos.

"Enquanto pequenas quantidades de álcool parecem trazer benefícios para a densidade óssea, já se demonstrou que o consumo em quantidades maiores enfraquece os ossos e aumenta o risco de fratura", disse ela à agência britânica de notícias Press Association.

Catherine Collins, nutricionista do hospital-escola St. George, em Londres, observa que as quantidades necessárias de consumo de silício são pequenas e seus benefícios para os ossos menos importantes do que os relacionados ao consumo de cálcio e vitamina D.

http://g1.globo.com/g1/ciencia/

Portanto, espero que nenhum bebum de plantão, se baseie neste estudo para utilizar como desculpa para encher a cara! Os benefícios são mínimos. É como a história de dizer que vinho faz bem a saúde, quer dizer, uma taça de vinho por dia e não uma garrafa como muitos fazem por ai. Manerem no álcool, ele não é estimulante, e sim depressivo. Álcool com energético então nem pensar!

Abraço


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .