sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Caça aos tubarões! Recompensa: 400 Euros.


Pescadores da província de Phu Yen, no Vietnã, conseguiram capturar um tubarão de uma tonelada e cinco metros de comprimento que já havia atacado banhistas na região.

As autoridades locais ofereceram uma recompensa de 400 euros para a captura do tubarão, responsável por uma série de ataques contra pessoas na praia Phu Yen.


Cientistas do Instituto de Oceanografia Nha Trang agora investigarão o tubarão capturado para determinar sua espécie e se ele é o responsável pelos ataques.
www.ultimosegundo.ig.com.br/mundo


Durante muito anos, os tubarões foram taxados como assassinos dos mares, e era muito comum se ouvir falar em recompensa pela "cabeça" de um grande tubarão. Nós sabemos que esses peixes cartilaginosos (Condrichthyes) são grandes predadores, e estão no topo da cadeia alimentar do oceano, mas que raramente inclui o ser humano em sua dieta.

O habitat do tubarão inclui o alto mar, e algumas vezes em recifes de corais, onde a maioria dos peixes se localiza, e não nas proximidades da praia. Quando isso acontece, muitas vezes, o tubarão vai em busca de alimento, devido o seu ambiente natural ter sofrido interferencia do homem, causando diminuição da disponibilidade de alimentos. Isso ocorreu recentemente em pernambuco, com a construção do Porto do Suape, o que ocasionou em ataque de tubarões do tipo cabeça chata.

Portanto, os ataque no Vietnã, podem ser reflexo da própria influência do homem no ambiente, que só vem se acentuando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .