sábado, 12 de dezembro de 2009

Vestibular UFMS 2010 - Biologia - QUESTÃO 01

01. A membrana plasmática da célula desempenha diversas funções, apresentando importantes especializações além de capacidade seletiva. Em relação à membrana plasmática, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

(001) Estruturas lipídicas, ligadas à membrana citoplasmática com função de redução da coesão entre as células, são denominadas desmossomos.
(002) A passagem de soluto pela membrana plasmática contra um gradiente de concentração, com gasto de energia pela célula, é denominada transporte ativo.
(004) Osmose é a passagem de soluto de um meio hipertônico para um meio hipotônico por uma membrana permeável.
(008) As microvilosidades são especializações da membrana plasmática que aumentam a superfície de absorção celular, a exemplo das células de revestimento da mucosa intestinal.
(016) Na difusão facilitada, ocorre a passagem de soluto sem gasto de energia pela membrana, do meio mais concentrado para o menos concentrado com o auxílio de permeases presentes na membrana plasmática.
(032) Hemácias humanas, mergulhadas em meio hipotônico, apresentam redução de volume.

RESPOSTAS: 002+008+016 = 026

Desmossomos são filamentos protéicos com função de aumentar a coesão celular. O principal exemplo de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio que ocorre nos neurônios. A osmose é a passagem da água do meio menos para o meio mais concentrado em soluto. Hemácias humanas em meio hipotônico apresentam aumento de volume, pois a água entra por osmose, tornando a célula túrgida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .