sábado, 12 de dezembro de 2009

Vestibular UFMS 2010 - Biologia - QUESTÃO 08

08. Leia o trecho a seguir, extraído e adaptado do Informativo Notícias da Onça-pintada, do Instituto Onça-pintada. "No Rio Araguaia, os pesquisadores têm observado botos acuando peixes em águas rasas com parte de seu corpo para fora da água. É durante esse momento, de acordo com os pescadores locais, que as onças-pintadas pulam, mordem e arrastam os botos para fora do rio. Eles dizem ter visto a onça sobre o boto se alimentando da carcaça ao longo do dia, e defendendo-a dos jacarés.” Sobre os animais que participam do episódio acima, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

(001) A onça-pintada, o boto-rosa e o jacaré são animais típicos encontrados no Pantanal sul-matogrossense.
(002) Apesar de ser um animal aquático, o boto-rosa apresenta, como órgão responsável pelas trocas gasosas, o pulmão.
(004) Na cadeia trófica, quando a onça-pintada preda o boto-rosa, ela é um consumidor de terceira ordem ou de qualquer nível acima.
(008) O boto-rosa, por ser um animal aquático, é ovíparo, como o jacaré e a maioria dos peixes de água-doce.
(016) O boto-rosa e a onça-pintada são mamíferos, e as fêmeas alimentam seus filhotes com leite
produzido por glândulas mamárias.
(032) A interação entre a onça-pintada e o jacaré, na disputa pela carcaça do boto-rosa, é benéfica para ambos e é denominada amensalismo.

RESPOSTAS: 002+004+016 = 022

O boto-rosa é encontrado nos rios da região Amazônica. Como todo mamífero aquático o boto possui pulmões. Como o boto alimenta-se de peixes, ele no mínimo será consumidor secundário, consequentemente a onça-pintada se encaixa em consumidor terciario ou maior. O boto é vivíparo. As glândulas mamárias que possibilitam a produção do leite nos mamíferos. A onça e o jacaré realizam uma competição intraespecífica pela carcaça do boto-rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .