sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Vestibular UFMS 2010 - Biologia - QUESTÃO 14

14. Alguns estudantes elaboraram o seguinte experimento:

Dois ramos de plantas semelhantes foram colocados em dois tubos de ensaio (A e B) contendo a mesma quantidade de água e, posteriormente, esses tubos foram vedados para evitar a evaporação. A planta do tubo A foi mantida intacta enquanto que a planta do tubo B teve suas folhas completamente recobertas com uma camada de vaselina. O esquema abaixo mostra o nível da água no início (Ni) e no final (Nf) do experimento.

Com relação a esse experimento é correto afirmar:

(001) O nível de água final foi menor no tubo A devido ao funcionamento normal dos estômatos da epiderme foliar.
(002) No tubo A, o processo de transpiração e as trocas gasosas são realizados normalmente.
(004) No tubo B, não está ocorrendo o processo de transpiração e de trocas gasosas.
(008) O nível de água final foi diferente nos dois tubos, devido ao funcionamento normal dos estômatos da epiderme foliar no tubo B, possibilitando a captação de gás carbônico para a realização da fotossíntese e, consequentemente, economizando água do sistema.
(016) O nível de água final foi maior no tubo B, devido ao funcionamento limitado dos estômatos de sua epiderme foliar que, recoberta pela vaselina, impossibilita a realização plena de troca gasosa e economiza água do sistema.
(032) O nível final da água foi diferente nos dois tubos devido ao processo de evaporação.

RESPOSTAS: 001+002+016 = 019


O experimento interfere no funcionamento dos estômatos, que regulam a perda de água no estado de vapor (transpiração) e também a troca gasosa.
Em A as folhas transpiram normalmente, reduzindo o volume de água no tubo. Em B, a vetação causada pela vaselina, impede a transpiração normal e o volume de água não diminui tanto.
Não houve evaporação, já que os tubos estavam vedados, e a água poderia sair apenas pelos estômatos, portanto ocorrendo transpiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .