sábado, 12 de dezembro de 2009

Vestibular UFMS 2010 - Biologia - QUESTÃO 09

09. Leia o texto abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

"Um sapo sem pulmão acaba de ser descoberto na ilha de Bornéu, na Indonésia. Trata-se do primeiro caso confirmado do tipo e, segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, a espécie aquática Barbourula kalimantanensis aparentemente respira através da pele. (...) Duas populações da espécie, sobre a qual havia relatos, foram encontradas durante recente expedição dos pesquisadores. (...) De todos os tetrápodes, vertebrados terrestres com quatro membros, sabe-se que a ausência de pulmões ocorre apenas em anfíbios. São conhecidas algumas espécies de salamandras sem o órgão, além de uma de cobra-cega. Para os autores do estudo, a descoberta em uma rara espécie de sapo em Bornéu reforça a idéia de que pulmões sejam uma característica maleável nos anfíbios. Como a B. kalimantanensis vive em água corrente e fria, a ausência de pulmões poderia ser uma adaptação para uma combinação de fatores, como um meio com mais oxigênio, o baixo metabolismo do animal, o achatamento do corpo que aumenta a área superfícial da pele e a preferência por afundar em relação a boiar." Fonte: Agência FAPESP (http://www.agencia.fapesp.br/materia/8679/divulgacao-cientifica/sapo-sem-pulmao--descoberto.htm)

(001) Os sapos, as salamandras e as cobras-cegas são anfíbios.
(002) Além dos anfíbios, minhocas também possuem respiração cutânea.
(004) Apesar do baixo metabolismo, a B. kalimantanensis é animal endotérmico, como todos os anfíbios.
(008) Por ter somente respiração cutânea, a B. kalimantanensis precisa manter a pele sempre úmida. Por essa razão, sua dependência de viver no meio aquático é maior do que a dos sapos que possuem pulmões.
(016) Nos anfíbios, quando os pulmões estão ausentes, há apenas a circulação do sangue venoso.
(032) O baixo metabolismo está associado com rápida digestão do alimento e alta taxa de natalidade.

RESPOSTAS: 001+002+008 = 011

Sapos, salamandras e cobras-cegas são anfíbios, pertencentes respectivamente às ordens Anura, Uroleda e Gymnophiona. As minhocas (oligoquetas) também possuem respiração cutânea, por isso sua pele deve se manter úmida. Os únicos endotermicos são aves e mamíferos. O sangue que passam pela epiderme captam oxigênio tornando-se sangue arterial. Metabolismo baixo implica em digestão e reprodução em ritmo lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .