sábado, 12 de dezembro de 2009

Vestibular UFMS 2010 - Biologia - QUESTÃO 07

07. Observe a figura abaixo que representa um tecido epitelial glandular, a seguir analise as proposições e assinale a(s) correta(s).



(001) A glândula salivar é um exemplo de glândula como ilustrado em C.
(002) Para formação das glândulas pelo tecido epitelial, ocorre a proliferação e a penetração das células do tecido epitelial no tecido conjuntivo, como ilustrado em A.
(004) O produto de secreção da glândula, ilustrado em C, é liberado diretamente na circulação sanguínea.
(008) A glândula tireóide é um exemplo de glândula como ilustrado em B.
(016) O pâncreas, por apresentar atividade endócrina e exócrina, é considerado uma glândula mista.
(032) As glândulas exócrinas mantêm sua conexão com o epitélio que as originou, e seus produtos são eliminados para o meio exterior pelo ducto até a superfície do corpo, ou até uma cavidade interna de um órgão, como ilustrado em B.

RESPOSTAS: 002+004+016+032 = 054

A glândula salivar é exócrina e não endócrina como ilustra em C. A proliferação do tecido epitelial de revestimento origina o tecido epitelial glandular. Toda glândula endocrina libera sua secreção na corrente sanguínea. A tireóide é uma glândula endócrina folicular, e não exócrina como ilustra B. O pâncreas possui região endócrina (Ilhotas de Langerhans) e região exócrina (acinos pancreáticos), que produzem respectivamente hormônios e suco pancreático. Toda glândula exócrina secreta por um ducto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIOCISTRON .