sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Vestibular UFMS 2010 - Biologia - QUESTÃO 15

15. O Brasil já adotou várias medidas alternativas com relação à demanda energética para tentar diminuir sua dependência do petróleo (fonte energética não renovável). Entre elas, pode ser citado o uso da biomassa vegetal, seja como biocombustível, com a utilização principalmente da cana-de-açúcar para a produção do álcool, seja como fonte de calor. Para o funcionamento de indústrias siderúrgicas, são necessárias fontes que forneçam uma grande quantidade de energia, e esta é encontrada no carvão vegetal. Com relação à produção do carvão vegetal no Brasil, é correto afirmar:

(001) O carvão vegetal é produzido pela queima da madeira.
(002) A produção do carvão vegetal, muitas vezes é realizada em pequenas carvoarias, e o Brasil atualmente é o maior produtor de carvão vegetal.
(004) A demanda por matéria-prima para a produção do carvão vegetal foi solucionada completamente com a utilização de áreas de reflorestamento.
(008) O eucalipto é uma espécie muito utilizada para a produção de carvão vegetal, a monocultura dessa espécie está aumentando em todo o País.
(016) A vantagem do eucalipto, para a produção de carvão vegetal, é seu lento desenvolvimento e grande biomassa, além de não agredir o ambiente, pois geralmente as monoculturas são implantadas em áreas já degradadas.
(032) O eucalipto vem sendo utilizado como carvão vegetal há várias décadas, principalmente para a fabricação de ferro-gusa e hoje sua área de cultivo continua em crescimento.

RESPOSTAS: 001+002+008+032 = 043

O carvão vegetal provêm da queima da madeira, que geralmente é de origem nativa.
No interior do Brasil existem milhares de carvoarias clandestinas, localizadas nas próprias fazendas que extraem madeira ilegalmente.
O uso do eucalipto para produção de carvão vem crescendo nos ultimos anos, principalmente o interesse pelo plantio dessa cultura, pois seu desenvolvimento é rápido comparado a outras espécies.
A fabricação do ferro-gusa possui uma demanda muito elevada de carvão vegetal, e muitas siderúrgicas possuiam seus próprios eucaliptais.

5 comentários:

  1. Bom dia professor,

    Eu fiz o vestibular ontem,e justamente dormi preocupada com esta questão.Acordei,e vim procurar no google sobre carvão vegetal,e achei seu blog.Legal,o seu trabalho,não tinha todas essas informações sobre o assunto. Fui aluna do Colegio Militar e atualmente fazia cursinho no Colegio Bionatus. Parabéns pelo blog.Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor Belan
    Gostei muito de seu blog, muito interessante
    mais tenho que te dizer que as respostas de algumas questoes do ultimo vestibular não bate com as que vc postou...
    mais mesmo assim parabens por esse belo blog!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jackeline.
    Obrigado pela postagem,

    O gabarito que lancei foi parcial, com a minha visão das respostas e portanto estava sujeito a alguma divergência do gabarito oficial. Apesar disso, apenas uma alternativa (001 questão 12) não bateu. É uma questão de interpretação e pode caber recurso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá professor!
    tbm fui sua aluna em um monte de lugar,
    adoro seu blog,parabens!
    nhenhenm nhenhenhem
    hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, vestibular esta aí, e toda informação é relevante. Meu professor de Biologia esta com site e sempre colocando as aulas acessem: http://biohorrores.com.br/

    ResponderExcluir

BIOCISTRON .